quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Epifania

Não tenho o melhor vocabulário, não tenho a gramática perfeita, e nem técnicas de escrita e se tivesse, o conjunto não poderia fazer uma poesia tão bela, nem descrever a perfeição dessa minha última epifania.
Mas vou tentar aqui descrever como, quando, onde e porque.

Estava eu em um marasmo fatídico, revirando páginas e fotos no orkut alheio.Estava vendo fotos de uma desconhecida que eu conheço que a três anos só faz viajar pelo mundo.E não só ela mas as paisagens lindas de lugares inóspitos, quando me bateu aquela invejinha boa e também um certa melancolia por não ter a possibilidade de viajar o mundo.
Foi aí que a epifania começou a aparecer, o que talvez nem seja uma epifania pra valer, mas um pensamento longínquo aos que eu costumo ter.

O mundo é tão grande, e não só em volume e quantidade de lugares, mas , em culturas, em diferenças em pessoas e normalmente ele é tão distante de nós[é nessa parte que eu emendo uma "descoberta" que tive a um tempo atrás...; estava deitada na cama observando um globo, coisa que em quase 20 anos eu não tinha feito ainda, e comecei a reparar na quantidade de Ilhas e Paises e Cidades e Montanhas e Rios, que eu nunca tinha imaginado na minha vida. Nesse dia o Planeta Terra para mim virou o Universo].
Esse Universo enorme que é o nosso planeta é distante dos seres humanos,distante de duas maneiras; é distante financeiramente, por que afinal, quem nesse mundo tem dinheiro e tempo livre para viajar pelo mundo inteiro?
A segunda é pior e é a própria epifania.O mundo e os lugares são mentalmente distantes, as pessoas tem suas vidas, suas ambições financeiras e acadêmicas, sua rotina, seus problemas familiares e amorosos, acaba que a mente das pessoas fica direcionada para isso para os pequenos problemas diários e para as grandes ambições de vida.Ninguém repara na imensidão de Ilhas que existem, ou que no mundo existam mais ou menos seis bilhões e meio de pessoas e que 900 milhões dela passam fome. São numeros tão grandes para de pensar, principalmente em quantidade de pessoas, seres humanos.Milhões de culturas e costumes diferentes que ninguém lembra, que ninguém sabe que existe.

Não importa que a sua disponibilidade financeira seja infinita e que você vá a todos os países do mundo, se a sua mente está em coisas menores.O cérebro tem um tamanho, um volume, um peso, mas a mente não, ela é interminável.
Eu não quero ser rica e poderosa, eu quero ser grande, quero que minha mente possa crescer todos os dias mais e mais, para que um dia eu possa conhecer o mundo inteiro todas as culturas todos os países,mas que eu não precise disso para pensar maior,mas que continue pensando maior enquanto estiver fazendo isso.



Pensamento: O que é a felicidade?
As pessoas depositam a felicidade em coisas compráveis, em pessoas, em lugares, viagens, em algo que acabou de ler ou de escrever, em conquistas pessoas, em amores.Mas sem essas "coisas" que proporcionam felicidade a felicidade estaria aonde?Dentro de nós, do nosso corpo, da nossa mente, da nossa alma, o que é a felicidade?
Acho que a felicidade existe quando ela não acaba nunca, você pode estar morrendo, passando fome, ganhando na loteria, tetraplergico, em qualquer circunstancia você está feliz.Isso é felicidade ou é loucura? O que é a felicidade? O que é loucura? Onde elas estão?

4 comentários:

  1. As pessoas estudam os astros, o universo, tentam descobrir a sua origem e o seu final,tentam explicar o significado da vida e o que acontece quando ela acaba,pensam além do pensavel.No entando não pensam no que existe no palpavel, tentam explicar a morte sem nem entender a vida, tentam explicar os planetas e descobrir se existem extraterrestres sem nem conseguir explicarem a si próprios e nem o mundo a sua volta.
    Não conhecem o próprio planeta e ficam querendo descobrir outros...
    Vai entender...

    ResponderExcluir
  2. loucura é acreditar em felicidade ao alcance de nós...

    o globo é pequeno e grande...grande como nossa vontade, pequeno com nossa "hombridade"

    saudades d vc laris!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Loucura é não pensar em tudo isso, não se questionar... OU... Loucura é se questionar demais e entender sem estar preparado para tanta simplicidade. A vida é tão simples que complicamos, por que se não, não nos faria sentido ou estaríamos tão satisfeitos que nos mataríamos.

    Não acredito que a felicidade seja plena, pelo menos não aqui pra gente, quando tudo está perfeito a gente não vê o imperfeito. Uma pessoa que sente fome é um sintoma da "imperfeição". Mas de forma alguma é um sintoma feliz...

    ResponderExcluir
  4. Adoro epifanias. Interessante a sua!

    ResponderExcluir